O extrato e fração de P. cupana apresentam atividades antibacteriana e imunomoduladora promissoras, além de baixa citotoxicidade em células normais.
Extrato: material vegetal em acetona/água (7:30, v/v). Fração: acetato de etila. Concentrações para ensaio: 10 a 200 μg/mL.
Em culturas de Staphylococcus aureus (resistente à meticilina), S. epidermidis, Escherichia coli, Klebsiella pneumoniae e Pseudomonas aeruginosa submetidas ao teste de microdiluição em ágar para determinar a concentração inibitória mínima (CIM) e a concentração bactericida mínima (CBM).
Em cultura de células humanas, mononucleares do sangue periférico (PBMC) e tumorais, carcinoma hepatocelular (HepG2), adenocarcinoma de mama (MCF-7), carcinoma ductal (T47-D), linfoma de células B não-Hodgkin (Toledo), leucemia de células T (Jukart) e leucemia aguda (HL-60) incubadas com o extrato e fração vegetais, com posterior análise de toxicidade (MTT).
Em esplenócitos de camundongos (BALB/c) incubados com o extrato e fração vegetais, com posterior análise de citotoxicidade (MTT) e expressão de IFN-γ, IL-6, IL-10 e IL-17 (ELISA).